https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Vem aí o 7º encontro do Grandes Escritores 2021
09/08/2021 14:04 em Cultura

 

 

Carlos Herculano Lopes, Luiz Ruffato e Luiz Humberto França são os convidados do 7o encontro do Grandes Escritores 2021 

 

CARLOS HERCULANO LOPES, LUIZ RUFFATO E LUIZ HUMBERTO FRANÇA FAZEM ENCONTRO DE MINEIROS.

 

O nosso sétimo encontro, que acontecerá na próxima quinta-feira (12/8), às 19 horas, tendo Manhuaçu como cidade virtualmente anfitriã, reunirá três jornalistas e escritores mineiros. Será um mergulho na literatura brasileira produzida a partir do olhar de quem desde cedo bebeu na riquíssima fonte cultural das Minas Gerais.

 

CARLOS HERCULANO LOPES

 

Mineiro de Coluna, no Vale do Rio Doce, o jornalista e escritor Carlos Herculano Lopes é um dos grandes nomes do jornalismo e da literatura no Brasil. Aos 64 anos, o autor tem mais de 40 anos de atuação nas duas áreas. Formado em Jornalismo em 1979, naquele ano ele iniciou a sua carreira no jornal Estado de Minas, onde mantém uma coluna semanal dedicada à literatura. A sua estreia como escritor foi em 1980 com o livro de contos “O Sol nas Paredes”. Em 1984 lançou “A Dança dos Cabelos”, seu primeiro romance. Ao todo, publicou onze livros, sendo três deles traduzidos para o italiano e o espanhol. Participou de quinze antologias e recebeu os prêmios Guimarães Rosa, Cidade de Belo Horizonte e Quinta Bienal Nestlé de 1990. Foi um dos dez finalistas do prêmio Jabuti em 2005, com “O Vestido”, e do prêmio Jorge Amado em 2002 pelo conjunto da obra. Recebeu também o prêmio especial do júri da União Brasileira de Escritores por “Coração aos Pulos”.

 

LUIZ RUFFATO

 

A biografia do escritor mineiro Luiz Ruffato, que nasceu em Cataguases-MG em 1961, traz uma vivência que certamente está presente em sua literatura. Ele descreve que trabalhou como auxiliar de pipoqueiro, caixeiro, balconista de armarinho, operário têxtil, torneiro-mecânico, professor, gerente de lanchonete, vendedor de livros ambulante e jornalista. No jornalismo (área de formação acadêmica), atuou em São Paulo, a partir de 1990, como repórter de Economia, redator, subeditor e editor de Política, coordenador de Política e Economia e secretário de Redação. Desde abril de 2003 passou a se dedicar exclusivamente à literatura. Ruffato publicou diversos livros, entre eles “Inferno provisório”, “De mim já nem se lembra”, “Flores artificiais” e “A cidade dorme”. Suas obras ganharam edições na Argentina, Portugal, França, Itália e Finlândia. Em 2016, foi agraciado com o Prêmio Internacional Hermann Hesse, na Alemanha.

 

LUIZ HUMBERTO FRANÇA

 

Natural de Araxá-MG, Luiz Humberto França iniciou a sua carreira de escritor em 2005 com o livro “Araxá 150 anos” depois de atuar por 30 anos no jornalismo. Atual presidente da Academia Araxaense de Letras, França tem quatro livros publicados e prepara para este ano o lançamento do seu primeiro suspense. Sobre a nova obra, o autor conta que é baseada numa das primeiras reportagens que fez, envolvendo um homem que sozinho desafiou durante vários meses de perseguição todo o aparato policial num vilarejo. Curador do FliAraxá, um dos maiores festivais literários do país, o escritor ressalta que a sua paixão pela literatura começou desde pequeno com a leitura de vários tipos de livros e autores. No Grande Escritores 2021 França mediará o encontro entre academias de Letras do interior, experiência que o autor acredita poder usar para fortalecer e aproximar as entidades.

 

ENCONTRO ONLINE

 

Esse dedo de prosa altamente literário pode ser acompanhado online pelos nossos canais no Instagram (@pgescritores) e no Youtube:

https://www.youtube.com/c/ProjetoGrandesEscritores

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

JULHO:

●   Encontro 1 (01/07): Zuenir Ventura & Mauro Ventura em São João Nepomuceno.

●   Encontro 1 (06/07): Encontro 01 Academias de Letras - Leopoldina, Viçosa e Triângulo Mineiro (sediada em Uberaba).

●    Encontro 2 (08/07): Martha Medeiros & Leila Ferreira em Ubá.

●    Oficina 1 (13/07) de Literatura (Oficina de Contadores de Histórias).

●    Encontro 3 (15/07): José Santos & Selma Maria em Cataguases.

●    Encontro 4 (22/07): Eliana Yunes em Juiz de Fora.

●   Encontro 5 (29/07): Marina Colasanti & Ignácio de Loyola Brandão em Leopoldina.

 

AGOSTO:

●    Oficina 2 (03/08) de Literatura (Oficina de Escrita Criativa e Tecnologia).

●    Encontro 6 (05/08): Nelson Motta & Mauro Ventura em Muriaé.

●    Oficina 3 (10/08) de Literatura (Oficina de Leitura no Ambiente Virtual).

●  Encontro 7 (12/08): Carlos Herculano, Luiz Ruffato & Luiz Humberto França em Manhuaçu.

●    Encontro 2 (17/08): Encontro 02 Academias de Letras - Araxá, Divinópolis e Muriaé

●   Encontro 8 (19/08): Tony Bellotto & Raphael Montes em Viçosa.

 

PÚBLICO

 

Nesta edição o público direto serão coordenadores, professores e alunos das escolas da rede pública estadual e municipal de ensino e também instituições públicas e privadas de ensino médio e superior. Indiretamente, artistas locais, bibliotecários, profissionais da área de letras, pessoas interessadas e aquelas que apresentam o gosto por ler e pela literatura. Apesar de ter um tom intelectual, as ações são preparadas para atingir as mais diversas camadas sociais e formações.

 

SERVIÇO

 

Grandes Escritores Brasileiros ano XVI

Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais de 17/06/2021 a 12/08/2021 de 2021 virtualmente nas cidades de: Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, São João Nepomuceno, Ubá e Viçosa.

Plataformas: YouTube e Instagram

Realização: Amar Produções Artísticas e APPA Arte e Cultura

Patrocínio Master: Energisa.

Patrocínio: Paropas e Produtos Viçosa.

Apoio: Cidades participantes e TV Integração.

Realização: Amar Cultura e Arte, APPA Arte e Cultura e Governo de Minas Gerais.

 

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em nosso site: https://grandesescritores.com.br/

 

FOTOS EM ANEXO

 

Fotos 1 e 2: Carlos Herculano Lopes

 

Fotos 3 e 4: Luiz Ruffato

 

 

Fotos 5 e 6: Luiz Humberto França

 

 

Matéria nos enviada por email em 09/08/2021 às 08h58 por Roberto D’arte - Assessor de comunicação do PGE 2021

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!