https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Decoração de Natal: como economizar energia, evitar acidentes e garantir a alegria da iluminação
02/12/2021 16:38 em Economia

Em 02/12/2021 às 11:10 - Enviado por email  por Comunicação Social Energisa - GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

 

Enfeites natalinos podem causar acidentes, além de desperdício de energia  

 

Já deu as boas-vindas à época mais iluminada do ano? Com a proximidade das festas de fim de ano, os enfeites de Natal invadem residências, empresas e o comércio, de modo geral. Entretanto, quando instalados de forma incorreta, em vez de alegria, a iluminação pode oferecer riscos à saúde e muita dor de cabeça. Aliado a isso, também é importante estar atento aos impactos do consumo de energia dessa decoração na conta de luz.

 

Para garantir a iluminação lúdica dos festejos natalinos, com segurança e consumo consciente, a Energisa orienta como fazer a instalação dos adereços de Natal corretamente. O primeiro passo é escolher produtos de boa qualidade com certificação do Inmetro. Basta observar nas embalagens todas as informações de segurança e consumo como indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso. Outra consideração de extrema relevância é que os equipamentos elétricos não fiquem próximos de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico.

 

Victor Rispoli, gerente de Construção e Manutenção, ressalta atenção à possível existência de fios desencapados, com a parte metálica aparente, já que a capa de proteção evita choques e fuga da corrente de energia. Ele esclarece também a necessidade de verificação da compatibilidade do enfeite com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, para evitar a sobrecarga e/ ou aumento do consumo de energia. “Se a ideia é aproveitar os enfeites comprados em anos anteriores, o alerta é para que se verifique se há fios ressecados, descascados ou rompidos. Caso haja, é preciso descartá-los e adquirir novos”, orienta.

 

Outra questão importante é evitar colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de ‘T’, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento. Heitor Galdino reforça, ainda, os principais sinais que podem ser observados quando há sobrecarga das instalações. “O primeiro é o aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões e, o segundo, o cheiro característico de plástico queimando. Ao perceber qualquer um desses sinais, o consumidor deve desligar imediatamente os equipamentos das tomadas e chamar um profissional capacitado para fazer uma verificação detalhada nas instalações”, explica.

 

As orientações de segurança na instalação de adereços luminosos se aplicam também para áreas externas. “As luzes devem ser instaladas de modo que não haja possibilidade de contato das pessoas com a fiação elétrica, pois estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios aumentando os riscos de acidentes. Vale lembrar que o serviço deve ser sempre executado por profissionais capacitados e que nenhuma instalação deve ser feita próxima da rede de energia”, reforça Rispoli.

 

Redução de consumo

Em relação à redução de consumo, a sugestão é investir em pisca-pisca com lâmpadas de LED, mais econômicas, eficientes, duráveis e, por isso, ecologicamente corretas.  As lâmpadas decorativas de pisca-pisca ou cascatas consomem muita energia. Um conjunto com 100 luzes comuns, por exemplo, se ficar ligado 8h por dia, representa um aumento no consumo de 12 kWh por mês. Por isso, é recomendável investir em luzes de LED e reduzir o tempo com as luzes ligadas.

 

Ao utilizar produtos com a tecnologia LED, além de contribuir para a redução de até 80% do consumo de energia em relação ao pisca-pisca tradicional, também é mais segura. Eles possuem uma potência média de 15 watts e, se utilizadas no período também de 8h, irão consumir apenas 3,6 KWh mensais. Isso porque quanto maior a potência e o tempo de uso, maior será o consumo de energia. Portanto, é aconselhável que o consumidor escolha enfeites que tenham uma potência menor. E lembre-se: deixar o pisca-pisca aceso por menos tempo vai gerar consumo menor de energia e não irá impactar tanto a conta de luz no final do mês.

 

Confira dicas simples, que garantirão uma decoração linda, consciente e sem riscos neste Natal:

 

  • estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos;
  • sempre que sair de casa, desligue os equipamentos da tomada;
  • para não ocorrer sobrecarga de energia caso a quantidade de enfeites seja grande, busque a orientação de um eletricista;
  • fios desencapados podem provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também aumenta o risco de acidentes;
  • o conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas;

Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação;

  • não deixe que crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas;
  • não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!