https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
*NOTA DA POLÍCIA MILITAR DO MEIO AMBIENTE DE CATAGUASES SOBRE ÁUDIO E INFORMAÇÕES VEICULADAS EM REDES SOCIAIS SOBRE BARRAGEM EM ITAMARATI DE MINAS*
29/01/2019 08:59 em Cataguases-MG e Região

Por Corpo de Bombeiros Militar - 3º Pelotão de Meio Ambiente - Cidade de Cataguases-MG

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google (Fotos da capa: Hercyl Neto/Arquivo Pessoal ) 

 

Devido ao trágico rompimento da barragem da Vale em Brumadinho tem ocorrido diversas divulgações de msg em redes sociais e aplicativos de msg acerca de eventual risco na estabilidade e segurança das barragens em nossa região, especialmente as da CBA em Itamarati de Minas e Miraí e a da Bela Ischia em Astolfo Dutra. 

 

Por força do Decreto Estadual 46.933/2016, as barragens de rejeitos passaram a ser vistorias periodicamente por profissionais especialistas em segurança de barragens, com encaminhamento dos relatórios à SEMAD e à Agência Nacional de Mineração.

 

O Ministério Público Mineiro, através do NUCRIM também realizou vistoria nas barragens que não tiveram sua estabilidade garantida, como é o caso da Bela Ischia (Inventário de Barragens 2017), recomendando medidas corretivas.

 

Neste contexto, não há informações de eventuais comprometimentos das citadas barragens, pelo que entendemos que notícias oriundas de fontes desconhecidas ou não apropriadas não devem ser difundidas para evitarmos mais apreensão nas comunidades.

 

Diante do trágico acidente, acreditamos que os protocolos de fiscalização deverão ser reavaliados pelos órgãos responsáveis.

 

Por fim, a Polícia Militar do Meio Ambiente irá solicitar à SEMAD uma nova vistoria na barragem da CBA em Itamarati de Minas, bem como estaremos entrando em contato com as empresas citadas.

 

Resp.

 

Ten Carlos 

Cmt 3 Pel Mamb - Cataguases

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!