https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Ubá-MG: Informativo Epidemiológico
21/05/2020 16:47 em UBÁ EM PAUTA

Informativo Epidemiológico 16/2020

 

Por Assessoria de Comunicação da PMU - Publicado em 21/05/2020 12:06 - Atualizado em 21/05/2020 12:15

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Saúde, com o objetivo de informar a toda população os dados atualizados em relação à situação epidemiológica do Município, divulga o Informativo Epidemiológico, na edição nº 16/2020, com os números relativos às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e demais doenças e agravos.

A Vigilância Epidemiológica informa que em 2020, até a 21ª semana epidemiológica, foram constatados 1.596 casos prováveis de arboviroses sendo, 1462 de Dengue, 67 de Chikungunya e 67 de Zika Vírus.  Foram confirmados com exames laboratoriais 932 casos de Dengue e 5 de Chikungunya.

Destaca-se que os exames são realizados em laboratório de referência, na Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Belo Horizonte, conforme preconizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Assim, o tempo de resposta das amostras encaminhadas para análise varia de acordo com a demanda da instituição.

Com a finalidade de auxiliar os profissionais da Saúde na realização das Notificações dos casos suspeitos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, foram disponibilizadas as fichas de notificações e protocolos de atendimento para melhor condução dos trabalhos. CLIQUE AQUI para acessar os documentos.

A Seção de Controle de Zoonoses informa que na semana do dia 11 de maio, foram trabalhados os bairros: São João (2), Laurindo de Castro (8), Avenida (11), Sta. Cruz (10), Bom pastor (3), São Mateus (12), Paulino Fernandes (3), São José (22), Schiavon (13), Vila Casal (0), Sta. Bernadete (26), Pires da Luz (17), Cibraci (18), Sta. Alice (10) e Cohab (3). Foram visitados 4.336 imóveis e 158 focos foram encontrados.

LIRAa

Assim como em janeiro de 2019, o resultado (8,2%), do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa do ano de 2020, apontou um “Alto Risco” de surtos de doenças causadas pelo mosquito.

O primeiro LIRAa do ano foi realizado no período de 6 a 10 de janeiro, onde os Agentes de Combate às Endemias – ACEs estiveram em campo coletando amostras em todos os bairros do município de forma simultânea, e após consolidação dos dados foi certificado que os criadouros  dentro das residências continuam sendo o maior vilão.

Vasos, pratos, frascos de plantas e bebedouros de animais, somam 23.9% dos focos de Aedes encontrados, 23.5% são calhas, ralos, lajes e sanitários em desuso. Os tambores e reservatórios de água somam 19,1%, caixas d’agua 14.8%, lixo (recipientes plásticos, garrafas etc.) 13%, pneus 4.8% e por fim os depósitos naturais como bromélias, folhas e buracos de árvores representam 0,9%.

Combate ao Aedes em Ubá

Diante do elevado resultado do índice, 8,2%, a Secretaria de Saúde está intensificando as ações através dos mutirões de limpeza que serão retomados, contratação de novos ACEs, telagem de caixas d’água, implantação de Comissões Permanentes de Combate à Dengue - CPCDs nas empresas e nas escolas, campanhas de mobilização incentivando inclusive o uso de repelentes e a realização da limpeza nas residências.

Combater o mosquito é dever de todos! Se cada um fizer a sua parte, o mosquito não nasce!

 

Dicas de Prevenção

Segue o alerta à população quanto à necessidade dos cuidados que evitam a proliferação do Aedes, como:

- Mantenha limpas e vedadas adequadamente as caixas de água e os demais reservatórios de água;

- A água sanitária também poder ser utilizada para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, na proporção de 2 ml de água sanitária por litro de água. Mas é importante lembrar que ela NÃO PODE ser utilizada em água para consumo humano e de animais. Assim, tambores de armazenamento (100 litros) de água não utilizada para consumo deve adicionar 1 copo americano (200 ml) de água sanitária. O tratamento deve ser repetido semanalmente, de preferência em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva;

- Lave e escove as partes internas dos vasos sanitários em desuso e vede corretamente os ralos, fazendo uso de água sanitária e sabão em pó semanalmente nesses locais;

- Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água. Verifique as bandejas na parte de trás dos refrigeradores;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos. A água deve ser trocada diariamente;

- Mantenha piscinas devidamente tratadas;

- Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos.

Essas ações são primordiais para se combater o vetor transmissor de doenças que matam. Para enfrentar o Aedes é preciso a união de toda sociedade. Realizar a vistoria nos domicílios e locais de trabalho é de extrema importância.

O trabalho de conscientização continua sendo realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde em conjunto com os Agentes de Combate às Endemias. É importante reforçar que a população receba bem os Agentes e siga as orientações dadas por eles.

 

CARRO FUMACÊ

Teve início no dia 19 de março a atuação do Carro Fumacê como mais uma das maneiras de se combater o mosquito Aedes aegypti em Ubá. Dois veículos percorrem até o dia 25 de abril, as ruas da cidade com passagens nos horários às 5 da manhã e às 17 horas, três vezes por semana. É importante salientar que este serviço não tem efetividade se as pessoas não receberem bem os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), colocarem em prática suas orientações e  eliminarem os focos de dentro dos imóveis. O inseticida age na fase adulta do mosquito, o que não exime a responsabilidade de continuar tendo os cuidados com reservatórios de água, vasilhames, bebedouros de animais dentre outros possíveis criadouros dos mosquitos.

 

MUTIRÃO DE LIMPEZA

A Prefeitura de Ubá através da Secretaria de Saúde deu início na manhã do dia 27 de abril, a mais uma ação que visa combater os focos do mosquito Aedes aegypti. Tendo em vista o alto número de casos notificados das doenças transmitidas pelo Aedes, e também em razão do alto risco de infestação apontado pelo Levantamento do Índice Rápido de Infestação (LIRAa), o objetivo é retirar a maior quantidade possível de materiais que possam se tornar criadouros.

Em uma parceria entre a Seção de Controle de Zoonoses, Secretarias de Obras e Secretaria do Ambiente e Mobilidade Urbana, uma equipe com cerca de doze homens e dois caminhões, percorrerá as ruas dos bairros e distritos, coletando em lotes vagos e os materiais que os moradores disponibilizarem em suas portas no dia da passagem do mutirão.

A programação dos bairros será divulgada semanalmente nas páginas oficiais da Prefeitura de Ubá e haverá também sonorização nos locais de passagem para alertar os moradores. É importante que a população colabore deixando na parte de fora das residências os materiais a serem recolhidos.

 

CORONAVÍRUS

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

 

- Total de casos confirmados: 49 (sendo 3 casos novos)

(Soma dos casos confirmados de COVID-19 em pacientes residentes em Ubá)

- Casos confirmados em acompanhamento: 29

(casos confirmados de COVID-19 cuja condição clínica permanece sendo acompanhada) 

- Casos recuperados: 20

(casos confirmados de COVID-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.)

- Casos Notificados: 463

Total de casos analisados, dentre monitorados, confirmados e descartados desde 15/03/20

- Casos em monitoramento por síndrome gripal: 157 (sendo 15 casos novos)

Casos de pacientes monitorados com síndrome gripais que não se enquadram para coleta do teste.

- Casos em investigação: 8 

Casos suspeitos de pacientes aguardando resultado do teste.  

- Pacientes internados em leito clínico: 1 

Pacientes com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 que encontram-se internados em leito clínico de isolamento.   

- Pacientes internados em leito de UTI: 2

Pacientes com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 que encontram-se internados em leito de UTI.    

Sobre as novas confirmações:

47º caso: paciente do sexo feminino, faixa etária de 35 a 40 anos. 

48º caso: paciente do sexo feminino, faixa etária de 25 a 30 anos. 

49º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 50 a 55 anos. 

Esclarecimento:

- O Município de Ubá esclarece que nosso boletim diário informa apenas dados referentes a situação de pacientes RESIDENTES na cidade. Trata-se de protocolo padrão adotado por todos os municípios.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!