O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (23) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições começam já na próxima segunda-feira, 26 de maio, e seguem até o dia 6 de junho. A novidade deste ano é o retorno do Enem como forma de certificação da conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, além da implementação de inscrições pré-preenchidas para alunos concluintes da rede pública.
De acordo com o MEC, os candidatos da rede pública que estão finalizando o ensino médio terão o processo de inscrição simplificado: será necessário apenas confirmar os dados e escolher o idioma da prova. Já quem pretende utilizar o Enem para obtenção do certificado de conclusão precisa indicar essa finalidade durante a inscrição.
A taxa de inscrição permanece em R$ 85 e poderá ser paga até o dia 11 de junho por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito. Estudantes da rede pública e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) estão isentos do pagamento.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, exceto nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, que terão aplicação em 30 de novembro e 7 de dezembro, em função da realização da COP 30.
O edital também assegura atendimento especializado a participantes com deficiência, gestantes, lactantes, idosos e outros grupos que demandem condições específicas. Travestis, transexuais e pessoas trans terão direito ao uso do nome social, conforme dados registrados na Receita Federal.
Utilizado como porta de entrada para a educação superior, o Enem é aceito por universidades públicas e privadas, além de ser critério para programas como Sisu, Prouni e Fies.

Fonte: Agência Gov.
https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/maio/publicado-edital-do-enem-2025