A Prefeitura de Ubá comemorou nesta quinta-feira (3) os 168 anos de emancipação político-administrativa do município com uma série de inaugurações e entregas em diferentes áreas. A programação teve início às 8h30, com a inauguração da Pediatria Municipal 24h, instalada nas dependências do Hospital São Vicente de Paulo.
Considerada uma das principais metas da atual gestão, a nova unidade representa um avanço significativo no atendimento infantil do município, oferecendo acolhimento e agilidade nos cuidados de urgência e emergência para crianças de Ubá e região. Segundo a coordenadora Renata e o médico Carlos Alberto Coelli, o projeto — idealizado desde 2020 — atenderá exclusivamente casos urgentes e emergenciais do SUS, funcionando em regime ininterrupto.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, além de vereadores, deputados (Noraldino, Paulo representando Misael e Lael Varela, ec Ministro da Saúde José Saraiva Felipe), representando a URS de Ubá, o Sr. Franklin, secretários municipais e representantes de instituições parceiras, como a UNIFAGOC, a empresa Cruzeiro do Sul e o Hospital São Vicente de Paulo.
Ainda pela manhã, foi inaugurada a sede própria do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Professora Maria Aparecida Condé, localizado na Rua Coronel Júlio Soares, no Centro da cidade. A nova estrutura amplia a oferta de atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
Imagem Rosana Magaton
Em seguida, a comunidade do bairro Palmeiras recebeu a nova sede da Escola Municipal Professora Nair de Araújo, na Rua Francisco Teixeira de Abreu. A unidade representa um investimento importante para o fortalecimento da educação no município.
Encerrando a programação, a Prefeitura entregou os monumentos restaurados da Praça São Januário, um dos principais pontos históricos do Centro de Ubá. A ação faz parte do conjunto de iniciativas de valorização do patrimônio cultural e da preservação da identidade histórica da cidade.
Texto: Geane Vidal Nicácio
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ubá
Imagens: Geane Vidal Nicácio e Rosana Magaton