MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Primavera começa com calor acima da média e alerta para uso consciente de energia elétrica
Altas temperaturas e chuvas intensas exigem atenção da população em cidades atendidas pela Energisa Minas Rio, como Ubá, Visconde do Rio Branco e São João Nepomuceno.
Por Administrador
Publicado em 22/09/2025 14:37
Meio Ambiente
Imagem criada por IA

A primavera teve início nesta segunda-feira (22) trazendo mudanças significativas no clima da região Sudeste. Após dias de sol forte e tempo seco provocados pelo chamado veranico — período de calor fora de época que costuma ocorrer no outono ou inverno — a nova estação promete dias ainda mais quentes e com chuvas mais frequentes.

Segundo a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, há tendência de que as chuvas fiquem acima da média climatológica para esta época do ano. Esses temporais, comuns no período, costumam vir acompanhados de raios, exigindo atenção da população. Além disso, as temperaturas devem permanecer acima do normal, com os primeiros sinais já percebidos em setembro.

Impacto no consumo de energia

Com o aumento das temperaturas, cresce também o uso de ventiladores, ar-condicionado, geladeiras e outros eletrodomésticos, além de equipamentos industriais e comerciais. Em Ubá, segundo maior polo moveleiro do país e também sede de indústrias de alimentos e fábricas de roupas, a demanda energética tende a se intensificar.

Esse cenário pode levar ao aumento do consumo e, consequentemente, do valor das contas de luz. Além disso, pode provocar sobrecarga na rede elétrica, especialmente nos horários de pico.

Para evitar transtornos, a Energisa recomenda o uso consciente da energia elétrica. “Evitar ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo, realizar manutenção preventiva nas instalações elétricas e não abrir a geladeira com frequência são atitudes simples que ajudam a manter o consumo equilibrado e a rede funcionando com segurança”, orienta Filipe Dini, gerente de Operações da Energisa Minas Rio.

Temporais e segurança

Com a chegada das chuvas fortes, aumenta também o risco de quedas de árvores e rompimento de cabos de energia. “Caso veja um fio caído, mantenha distância e entre em contato com a Energisa. O cabo pode estar energizado e oferecer risco”, reforça Filipe.

Dicas da Energisa para dias chuvosos:

  • Evite contato com equipamentos elétricos molhados ou em locais úmidos;

  • Não tente remover galhos ou objetos próximos à rede elétrica;

  • Em caso de fios caídos, mantenha distância e acione a Energisa imediatamente;

  • Durante tempestades, desligue aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar danos;

  • Evite sobrecarregar tomadas com muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo.


Fonte: Energisa Minas Rio


 

Comentários